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domingo, 28 de setembro de 2008

Estudante Digital

A presença do mundo digital no cotidiando das pessoas é um fato.Mas para que realmente a tecnologia tenha importância é preciso que o homem caminhe junto com os avanços tecnológicos.
(Autor desconhecido)

A era Digital começou com o aparecimento do computadpr digital e tecnologias relacionadas.Isso ocorreu na segunda metade do século XX. Com a chegada da tecnologia digital, houve o surgimento da Internet que apareceu como uma nova forma de comunicação em massa, trazendo grandes vantagens em relação à comunicação dita tradicional, pois seria possível uma comunicaçlão com maior velocidade e interação.
Hoje em dia, as tecnologias tem influenciado a humanidade em sua forma de agir no presente e pensar o futuro.Pois os grandes avanços das tecnologias, trás cada vez mais a necessidade de as pessoas se manterem a cada dia antenadas com as novas inovações tecnológicas.E na educação não poderia ser diferente.Existe a necessidade da escola também acompanhar essa evolução tecnológica, pois do contrário, estará sujeita a ficar para trás.Mas para que a escola possa acompanhar, é necessário que os sujeitos envolvidos no processo tenham condicções de acompanhar a caminhada.E entre aqueles que apresentam maior dificuldade nessa caminahada é o professor, pois nasceu numa era totalmente diferente, e durante sua formação também não teve a oportunidade de se envolver com as novas tecnologias.E aquele que já está familiarizado com a era digital com certeza é o aluno, pois esse já nasceu na era digital, e por isso sua adaptação numa nova forma de aquisição de conhecimento será bem mais fácil. Pois ao usar o computador e pesquisar seus trabalhos e conteúdos discutidos em sala de aula, o aluno irá melhorando o seu conhecimento e se incluindo no mundo digital. Na educação, o dia a dia em rede é uma realidade e não há mais como fugir disso. Os alunos de hoje aprendem a dar seus primeiros passos ao mesmo tempo em que aprendem a teclar o "enter". Para eles navegar na internet é simples e motivador diante da enormidade de ferramentas audiovisuais que lhes são oferecidos. Comenta (Cibele Meyer) – Psicopedagoga.

Mas também é preciso cautela no uso das tecnologias, nesse momento da era digital.Pois o gargalho do uso da tecnologia no ensino, está em utilizá-la sem critério de forma instrumental.Dessa forma, pouco ou nada contribuirá para haver aprendizagem.Mas na verdade todos deveriamm compreender as tecnologias digitais não como meros instrumentos, mas como uma nova forma de cultura e comunicação.Segundo Marco Silva, quanto ao professor, o desdafio está em modificar sua comunicação em sala de aula e na educação.Pois devemos usar o potencial cognitvo e interativo das tecnolgias de informação como recursos pedagógicos e de divulgação de conhecimento na era digital.
Segundo Alava e colaboradores (2002, p.206), “o domínio da leitura hipertextual “pressupõe ao mesmo tempo o domínio de competências de leitura, de habilidades informacionais, de condutas sociais e o acionamento de procedimentos cognitivos adequados”.Pois não se trata de uma leitura simples, isso varia de acordo com cada pessoa.É um momento de novas descobertas e conquistas.É quando o leitor se transforma no espaço hipertextual, quando lhe é oferecido a posibilidade de compor e recompor o texto a cada nova leitura.No hipertexto já não há uma distinção quanto a quem é autor e quem é o leitor, com bem lembra Júlio Plaza, “No hipertexto, o leitor é também um pouco escritor, pois, ao navegar pelo sistema, vai estabelecendo elos e delineando um tipo de leitura”. Na verdade, todo mundo no atual momento do cyberspac é autor, todos são autores, produtores e consumidores, afinal estamos na era digital.

Referências Bibliográficas:

Aprendizagem e cultura digital.Disponível em : http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais_principal&&id_comunidade=0&ID_ESPECIAL=304
“Aprendizagem na era digital” propõe mudanças no ensino a longo prazo”.Disponível em: http://www.portalgens.com.br/imprensa/web/observatorio.htm

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